domingo, 15 de abril de 2012

A Revolução Industrial e o Meio Ambiente


A  Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema sócio-econômico dominante hoje no espaço mundial. E o capitalismo, que tem na indústria a sua atividade econômica de vanguarda, acarreta urbanização, com grandes concentrações humanas em algumas cidades,alem de ser a principal responsável pela eliminação de poluentes .A própria aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego ,etc.
Mas o importante é que o capitalismo é um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas. E tais riquezas nada mais são do que mercadorias, isto é, bens e serviços produzidos – geralmente em grande escala – para a troca, para o comércio. Praticamente tudo que existe, e tudo o que é produzido, passa a ser mercadoria com o desenvolvimento do capitalismo.
Sociedades, indivíduos, natureza, espaço, mares, florestas, subsolo: tudo tem de ser útil economicamente, tudo deve ser utilizado no processo produtivo. O importante nesse processo não é o que é bom ou justo e sim o que trará maiores lucros a curto prazo. Assim derrubam-se matas sem se importar com as conseqüências a longo prazo; acaba-se com as sociedades preconceituosamente rotuladas de “primitivas”, porque elas são vistas como empecilhos para essa forma de “progresso”, entendido como acumulação constante de riquezas, que se concentram sempre nas mãos de alguns.
Dessa forma a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem – como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, que é muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem intervenção humana.
Contudo, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz conseqüências negativas para todo o planeta . O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba se prejudicando por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Precisamos realmente parar enquanto ainda temos tempo de reverter o caos em que nos encontramos.Todos nós devemos fazer uma auto análise e pensar se realmente necessitamos de todos os produtos que compramos e que muitas vezes descartamos logo a seguir.Parece que tudo hoje em dia virou descartável!!!! Porquê?Simplesmente para gerar lucro par as grandes empresas que não estão nem um pouco preocupadas com o nosso bem estar!!!E nós vamos como autômatos ,seguindo sem pensar,num consumismo desenfreado,parecendo hipnotizados pela mídia que só diz: Compre...compre...compre...

    ResponderExcluir