Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que teve como protagonista uma menina de apenas 12 anos.
Você já deve ter lido na internet ou visto na TV notícias sobre esta importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas :A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20,que recebeu este nome porque acontecerá exatamente 20 anos depois da Eco 92,que tinha objetivos muito semelhantes .
A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU
Mas você faz ideia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representa para o nosso futuro?
Líderes de todo o mundo se reunirão para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida.
A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores .
O desenvolvimento sustentável é uma questão de educação,de reformulação de novos caminhos , de valores e de adaptação.Capacidades essas, inerentes ao ser humano e que o acompanham em toda a sua trajetória.
Fonte de consulta:planeta sustentável.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário