sexta-feira, 27 de abril de 2012

REIVINDICAÇÕES DOS CIENTISTAS E A RIO +20



No final de março, mais de 3 mil cientistas, de todas as partes do mundo, se reuniram em uma conferência em Londres chamada Planet Under Pressure [Planeta sob pressão]. No final da conferência, esses pesquisadores produziram um documento final que critica a atual postura das negociações internacionais de jogar a solução dos problemas ambientais sempre para o futuro.

A ação humana tem influência no clima e no meio ambiente do planeta, nesse sentido, sem ações imediatas, a humanidade vai passar a enfrentar as ameaças em áreas como água, alimentos, biodiversidade e recursos naturais. Esses argumentos não são novidade, mas os cientistas também adicionaram ao texto recomendações para a Rio+20. Eles argumentam que os países reunidos na conferência, que acontecerá em junho no Rio, deveriam implementar pelo menos três medidas: A reestruturação das organizações internacionais ambientais; Criação de metas para sustentabilidade e Valores para os serviços ambientais.

As recomendações dos pesquisadores não estão muito distantes do que outros setores da sociedade estão cobrando da Rio+20. Ainda assim, para fortalecer esses posicionamentos, cientistas farão uma reunião na conferência, antes da chegada dos chefes de Estado ao Rio, e devem apresentar mais reivindicações.

Quem viver, verá!!!!

Fonte: CALIXTO, Bruno. O que os cientistas esperam da Rio+20. Redação Época Geral Tags: Rio+20. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/rio20/. Acessado em: 27 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário